30 de novembro de 2017

Solidariedade e partilha


Conforme foi previamente publicitado (veja-se cartaz acima), a paróquia de S. Mamede de Guisande envolveu-se e deu corpo a uma iniciativa de angariação e recolha de diversos bens materiais destinados a mitigar as enormes carências e dificuldades de muitas famílias afectadas pelos incêndios, sobretudo os ocorridos em 15 de Outubro, com enfoque nos concelhos de Oliveira do Hospital e Mortágua. 
Postas mãos-à-obra, o que parecia ser de difícil concretização ou de resultado insignificante, certo é que com a dedicação e perseverança de todas as pessoas envolvidas, a campanha acabou por exceder as melhores expectativas e entre os mais diversos artigos angariados, desde têxteis a mobiliário, bens alimentares, louças, ferramentas, alfaias e pasto (palha) para gado, etc, etc, para tudo transportar foi necessário um camião com dois reboques (galeras) e ainda uma carrinha para o pasto, que seguiram completamente abarrotados.

Certamente que face às imensas necessidades das pessoas e famílias atingidas pelo drama de um incêndio que matou e destruiu, terá sido uma gota, mas a verdade é que para os beneficiados fará toda a diferença e não deixa de ser um contributo significativo tendo em conta a realidade e dimensão da nossa freguesia, com pouco comércio e pouca indústria, superando, todavia,  muitas e muitas freguesias com maior capacidade.

Está, pois, de parabéns toda a comunidade de Guisande envolvida, a paróquia, as pessoas e empresas que doaram e o grupo de pessoas que se dedicou na recolha, limpeza, embalagem, carregamento e transporte. Mais importante do que elencar nomes, importa dar mérito ao grupo e ao seu espírito de partilha e bem-fazer  na concretização de uma acção de solidariedade a favor de quem tudo perdeu.
A todos um bem haja!