Há muito que se desconfiava que a freguesia de Guisande andava a ser visitada por alienígenas e têm surgido relatos de avistamentos de naves voadoras não identificadas, principalmente ali para os lados das Curujeiras, a sobrevoar o viaduto da A32 fazendo com que muitos casais de namorados para ali vão de noite só para ver as luzes a piscar, na esperança de deixarem cair um filtro de óleo ou um jerricã alienígena.
Quem se lembra, no Monte do Viso, ali pelos anos 80, já lá poisou um OVNI. Não da constelação de Orion, de Cão Maior ou Andrómeda, mas parece que dos lados de Fajões, nas bordas de Cesar.
Mas agora a avaliar pela feliz foto do Antunes Limoeiro, foi apanhado em flagrante um OVNI verdadeiro e precisamente no momento em que com o seu raio azul brilhante e sugador roubava metano dos baldes do lixo do arraial. E segundo o Limoeiro, meio cientista, metano de primeira qualidade pois resultado de fermentação de fraldas de bébé e outros tesouros orgânicos com pelo menos dois anos. Felizmente as cornetas da capela do Viso resistiram a tão elevada carga electromagnética e lá vão resistindo a dar o toque das horas à freguesia e o assunto tem sido discutido aos balcões onde se fala de ciência com a facilidade de quem fala de futebol, enquanto se bebem umas minis e paralelos.
Como seria de esperar, com o combóio TGV das redes sociais, esta foto está a surpreender tanto os especialistas da NASA como os cientistas da freguesia.
No próximo Domingo esperam-se, como dizia o Américo, que não eu, mas o Conceição, camionetas de excursões, com turistas ávidos de curiosidade e com a esperança de ver repetido o avistamento. Concorrência ao Perlim, pois há tanta gente a acreditar no Pai Natal como nos Ovnis.