14 de agosto de 2021

Viver o Douro

 

























Estava marcado de há muito, mas só agora foram postos os pés ao caminho. O trilho "Viver o Douro", bem perto de nós, em Castelo de Paiva. Início junto à Praia do Choupal em Pedorido e ida até aldeia de Midões com passagem por Raiva e Gondarém. 

O regresso estava marcado por caminhos alternativos, mas porque o calor apertava optou-se pelo regresso invertido. De resto a boca da mina era um ar condicionado irrecusável e os rabiosques agradeceram aquela frescura natural e impregnada de carvão. Bem melhor que Halibut.

Pena que parte do trilho, por culpa de burros que montam cavalos, estivesse à altura da melhor banca de venda de castanhas da Padrela de Valpaços. Um patrocínio da Dodot poderia resolver a coisa. Mas como burros é coisa que nunca há-de faltar...

Interessante trilho, quase todo pela margem esquerda do Douro e com Rio Mau, Sebolido e a Serra da Boneca a seguir-nos na outra margem.

O lanche, no cais de Midões. O retempero, na fresca margem do Arda, que vindo lá das encostas de Arouca já ali ao Douro chegava cansado.

O próximo já está marcado.