Da imprensa:
"Lula da Silva culpa UE e EUA pela guerra. Quer G20 político para negociar a paz.
Lula da Silva quer que a China, os Emirados Árabes Unidos e outros países se juntem num "G20 político" para tentar pôr fim à guerra na Ucrânia.
O presidente brasileiro propôs este sábado uma mediação conjunta com China e Emirados Árabes Unidos (EAU) na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, uma questão que disse ter discutido em Pequim e em Abu Dhabi.
Luiz Inacio Lula da Silva, que concluiu hoje uma visita aos EAU depois de ter estado na China, também reafirmou as acusações aos Estados Unidos da América (EUA) e à União Europeia (UE) de prolongarem a guerra."
Resumindo, para o Sr. Silva, os Estados Unidos e a União Europeia são os responsáveis pela guerra na Ucrânia. O invasor, a Rússia, não entre na equação de responsabilidades do Sr. Lula. O Sr. Inácio não sugeriu sequer à Rússia que talvez cessar a sua agressiva invasão, devolver os territórios ucranianos ocupados, concordar submeter-se ao Tribunal Internacional para julgar crimes de guerra e concordar com as indemnizações aos familiares das vítimas e para a reconstrução do país, seria um enorme passo para chegar a um acordo de paz vindouro.
Não! O Sr. Silva, para além de ainda não ter condenado a Rússia pela invsão do seu país vizinho, numa posição de cobardia, não foi por aí. E é esta figura que queriam que discursasse na nossa dita casa da democracia na cerimónia do 25 de Abril? E que mesmo assim, vai ter direito a uma cerimónia pomposa na mesma casa? Já agora, convidem o Putin! Fica a condizer!
Realmente, isto está mesmo a ficar sem ponta por onde se lhe pegue.