7 de junho de 2023

Não há milagres...e o karma

Amanhã é feriado, dia de "Corpo de Deus" e a nossa paróquia viverá a celebração da Comunhão Solene. Longe dos tempos em que participavam habitualmente 40 a 60 crianças, dizem que serão agora apenas meia dúzia. A festa continua a ser importante para as crianças e familiares mas já sem o envolvimento da comunidade que se sentia noutros tempos.

Ora como vai haver festa e está programada a tradicional procissão à capela do Viso e depois o regresso à igreja, a Junta de Freguesia já está a tratar, e bem, da limpeza dos espaços envolventes à igreja, à capela e no percurso. Esta é uma situação perfeitamente natural e normal, pois se a freguesia está em festa há que haver brio no asseio.

Apesar desta normalidade, não deixa de ser engraçado que estas coisas não se alterem e tenham que ser assim. Isto é: Quando fiz parte da Junta no primeiro mandato da nova realidade de união de freguesias, uma crítica recorrente da oposição e de opositores, era de que se fazia apenas limpeza nas ruas quando havia festas e procissões. Mas, cá está, a vida dá voltas e se os orientais dizem que há uma coisa chamada karma (*), o nosso povo mais prosaicamente diz que "cá se fazem cá se pagam". Por conseguinte, ontem crticava-se uma certa forma de fazer as coisas, mas hoje, do outro lado da barricada, as coisas fazem-se exactamente da mesma forma.

Na verdade não há volta a dar nem outra forma de fazer estas coisas e terá mesmo que ser assim. Mas é pena que nem sempre sejamos capazes de ser coerentes. E isto calha a todos. Por conseguinte, com esta ou outra Junta, tomara que haja pelo menos disponibilidade para limpar quando é necessário, mesmo que na véspera de festa ou procissão.

Quando fiz parte da Junta, perante a incapacidade da mesma em acorrer a todas as situações, sobretudo na nossa freguesia, paguei do meu bolso, por diversas vezes, horas de trabalho a jornaleiro para limpar o cemitério e a envolvente do Monte do Viso na véspera da festa, incluindo trabalho próprio na limpeza incluindo a das instalações sanitárias nos dias do evento. Mas, cá está, quem é que dá valor a isto? Quem é que deu por ela e o reconheceu? Tretas! Quando muito davam conta que as limpezas se faziam na véspera de qualquer coisa. Coitado do perú de Natal que morre sempre na véspera.

Por estas e por outras, é que cada vez mais, muita gente válida e voluntariosa, mesmo da nossa freguesia, se vai desligando das questões e acções de cidadania porque a crítica negativa, geralmente de quem nada fez ou faz, sobrepõe-se sempre ao empenho e dedicação de alguns poucos. Do lado de fora é sempre, mas sempre, mais fácil.

Amor com amor se paga!

(*) Quanto ao karma:

O karma é uma concepção espiritual ou filosófica que tem origem em várias tradições religiosas, como o hinduísmo, o budismo e o jainismo. É uma crença fundamental que descreve a relação entre as ações de uma pessoa e as consequências que ela enfrenta como resultado dessas ações.

Segundo a crença no karma, todas as ações que uma pessoa realiza, sejam elas físicas, verbais ou mentais, têm consequências que afetam a vida presente ou futura dessa pessoa. Essas consequências podem ser positivas ou negativas, dependendo da natureza das ações. O karma é frequentemente associado ao princípio de causa e efeito, onde cada ação gera uma reação correspondente.

Por exemplo, se alguém pratica boas ações, como ajudar os outros ou agir com bondade, acredita-se que essa pessoa acumulará karma positivo, o que poderá resultar em coisas boas acontecendo em sua vida futura. Da mesma forma, se alguém realiza ações prejudiciais ou negativas, isso acumulará karma negativo, que poderá levar a consequências indesejáveis em algum momento futuro.

A crença no karma também está frequentemente ligada ao ciclo de nascimento, morte e renascimento, conhecido como samsara, em algumas tradições. Acredita-se que o karma influencie a condição em que uma pessoa renasce após a morte, determinando sua sorte ou desventura na próxima vida.

É importante ressaltar que diferentes tradições interpretam e entendem o karma de maneiras ligeiramente diferentes. Essa é apenas uma visão geral do conceito. O karma é um conceito complexo e multifacetado, que tem sido discutido e explorado há milênios em várias tradições filosóficas e religiosas.