No âmbito das pré-jornadas da JMJ - Jornada Mundial da Juventude 2023, realizou-se na passada Sexta-Feira, 21 de Jullho, pelas 21:30 horas, no Centro Cívico Feliciano Martins Pereira, em Pigeiros, uma reunião inter-paroquial com as famílias de acolhimento de jovens peregrinos para as paróquias de Guisande, Caldas de S. Jorge e Pigeiros. A reunião contou coma presença do nosso pároco Pe. António Jorge.
Foram dadas informações sobre o desenvolvimento do programa previsto para estas pré-jornadas bem como desfeitas algumas dúvidas a quem as tivesse. No essencial cabe às famílias disponibilizar o alojamento e instalação sanitária, facultar o pequeno-almoço e jantar nos dias programados e ainda assegurar pelo menos o transporte até aos pontos de recolha dentro da área das três paróquias. Para além destes compromissos todo o resto é versátil e em diálogo e harmonia com os jovens acolhidos e os COPs. A participação nos diferentes momentos e eventos do programa delineado não é obrigatória e por isso é sempre possível conciliar vontades e disponibilidades.
Grosso modo ficou-se a saber que as três paróquias acolherão cerca de 120 peregrinos proveneintes de Itália, Alemanha, e Eslováquia, sendo que o grupo alemão integra alguns vietnamitas.
Em Guisande serão aproximadamente 30 os jovens acolhidos. Teríamos naturalmente condições para acolher pelo menos o dobro, mas as coisas são como são e acolhe quem pode e sobretudo quem quer.
Importa referir que no Domingo, dia da nossa Festa do Viso, o programa engloba a participação dos jovens na missa solene , que será concelebrada por padres alemães e italianos. Depois, seguir-se-á, ainda no Viso, um almoço partilhado, tipo piquenique, entre as famílias de acolhimento e peregrinos. Naturalmente que no caso das famílias guisandenses que têm almoços tradicionais programados em suas casas, os jovens poderão e deverão participar nos mesmos, por isso no seio das próprias famílias.