15 de agosto de 2023

Datas e factos - Festa do Viso 1982 - Florbela Queiroz




Florbela Queiroz é uma conhecida figura pública portuguesa, da área do teatro, sobretudo de revista, e televisão, com passagens pelo cinema e música, sendo que com uma popularidade nem sempre decorrente pelos melhores motivos, sobretudo por aspectos da sua vida pessoal e familiar. De facto ficaram conhecidos os casos de divórcios, a violência física e verbal que sofreu por parte do seu filho e nora e depois do caso em tribunal, o perdão e a aceitação ao filho e ainda a morte deste, em 2022, por ataque cardíaco. 

Seja como for, Florbela Queiroz, nascida em 1943, foi uma figura muito popular sobretudo nas décadas de 1960 a 1980, mas também pelos anos seguintes embora já num percurso descendente. A confirmar a sua popularidade desses primeiros tempos, em 1978 foi figura de capa do primeiro número da revista "Maria". O saldo da sua carreira artística é de facto muito positivo e reconhecida ao longo da mesma com vários prémios.

Com o seu segundo marido, Norberto de Sousa, lançaram por essa altura um disco que aumentou a sua popularidade e em face disso, para além da carreira paralela no teatro e televisão, onde era presença recorrente, a Florbela era figura de cartaz em festas e romarias. Foi o que aconteceu em 1982 quando com o marido actuaram na nossa Festa do Viso.

Nessa edição de 1982 a Comissão de Festas foi composta por:

Joaquim José Oliveira Santos – Outeiro

Domingos Alves Lopes – Viso

Domingos da Costa Azevedo - Quintães (não assumiu)

Albino Manuel Oliveira Ferreira – Pereirada

Manuel Flávio Oliveira Santos – Viso