14 de agosto de 2023

S. Cipriano de Parada - Louredo

 

A fotografia de cima é do ano de 1969, defronte da capela de S. Cipriano de Parada, lugar da freguesia de Louredo. Abaixo, uma foto mais recente.

Esta actual capela, de estilo incaracterístico, com elementos pretensamente neo-góticos, foi edificada em 1963 no lugar de uma mais antiga e modesta, a que o saudoso pároco Pe. Acácio Freitas descreveu como "...capelinha de dimensões diminutas. Pode albergar o celebrante, os acólitos e cerca de umas vinte pessoas mal acomodadas".

Em muitos lugares deste nosso interior português é possível ver muitas capelas que foram sendo edificadas em lugar de outras mais antigas e modestas, mas quase sempre com fracos resultados estéticos, não passando de umas tristes contruções sem qualquer elemento marcante, muitas vezes com ares de um simples anexo ou habitação, a que se diferencia a sua utilização pela colocação de uma cruz ou de um pobre campanário.  Apesar disso, dessa pobreza de estilo e de arte, quase sempre se mantém a devoção das gentes locais aos santos nelas invocados, que em dia de festa à volta delas se juntam e partilham vivências e convivências e matam saudades, principalmente quando se é emigrante e nuns curtos dias de fárias se regressa às raízes. Essas capelas, são, pois, elementos importantes e agregadores, principalmente em aldeias remotas.