16 de setembro de 2023

Famílias Pedrosa das Neves e Santos da Gândara

Todos sabemos que as famílias são como as cerejas, pois relacionam-se e quando começamos a tentar deslindar o cacho acabamos por chegar à conclusão de que na realidade somos todos parentes uns dos outros, com maior ou menor grau, maior ou menor afastamento.

Um exemplo, de muitos:

O meu tio-avô Manuel José da Fonseca (irmão do meu avô materno, Américo José da Fonseca) casou com Ermelinda Pedrosa das Neves, de quem teve vários filhos dos quais conheço a Margarida, que ainda vive no lugar de Fornos, casada com o Sr. Justino, ainda a Lúcia, esta casada com o Sr. Óscar Melo, e residente no lugar da Mota, Canedo, o Joaquim, que creio que está viúvo e vive em Vila Nova de Cerveira, e ainda o Gil, que não vejo há muitos anos e que viverá por Lourosa.

Manuel José da Fonseca e Ermelinda Pedrosa das Neves


Esta Ermelinda Pedrosa das Neves era irmã de Américo Pedrosa das Neves, este casado com Ermelinda Ferreira da Conceição em Guisande, em 25 de Novembro de 1933. 

Este Américo Pedrosa das Neves  nasceu em 27 de Novembro de 1906 e faleceu em 19 de Maio de 1992. Era filho de António Oliveira Neves e de Margarida Pedrosa de Jesus. Era neto paterno de Manuel Joaquim de Oliveira e de Albina Rosa das Neves. Era neto materno de António Pereira Gomes e de Margarida Pedrosa. Teve como padrinhos de baptismo Rafael Pereira Gomes e Maria Pedrosa de Jesus 

A esposa deste Américo Pedrosa das Neves,  Ermelinda Ferreira da Conceição, nasceu em 21 de Agosto de 1910. Era filha de Manuel António da Mota e de Eusébia Henriques de Jesus. Era neta paterna de Eusébio António da Mota e de Emília Rosa de Jesus. Era neta materna de José Ferreira Coelho e de Maria Henriques de Jesus. O padrinho dela foi Manuel de Oliveira Pinto e Ermelinda Henriques de Jesus, esta na altura solteira e irmã da sua mãe. Faleceu esta Ermelinda aqui em Guisande em 25 de Fevereiro de 1981. 

Desse casal Américo Pedrosa das Neves e Ermelinda Ferreira da Conceição, nasceram a Maria da Ascenção Ferreira das Neves, falecida em 18 de Março de 2019, casada que foi com Custódio Alves dos Santos, em Cimo de Vila - Guisande e ainda outros irmãos, como o Joaquim, a Irene, esta nascida a 28 de Agosto de 1941 e que casou em S. João da Madeira em 25 de Agosto de 1963 com Alfredo Gomes da Silva, a Arminda, o Américo Neves, este residente em Vila Nova de Gaia (e que me ajudou nalguns dados) a Alcina, a Madalena e os outros também já falecidos. Teriam sido 9 ou 10 irmãos.

A mesma referida Ermelinda Ferreira da Conceição tinha outra irmã, a Laurinda, nascida a 25 de Outubro de 1905. Casou tarde, m em primeiras núpcias, no Porto, com um António dos Anjos Moura, de Fregim - Amarante, em 8 de Abril de 1951 e depois da morte deste, em 8 de Abril de 1951 voltou a casar na Sé do Porto com um José Maria Vieira de Sousa, de Medas - Gondomar em 22 de Dezembro de 1960.

Tenho ainda a indicação da existência de mais dois irmãos da Ermelinda, Laurinda e Grancida, o Albertino e o Reinaldo, de que de momento ainda não disponho de datas de nascimento.

Havia ainda outra irmã, a Gracinda, do lugar da Gândara, que casou com o Sr. Firmino, sendo mãe da Iria (que vive em Lisboa), do António, que vive na Teixugueira - Lobão, do Manuel (Neca dos Santos - já falecido), da Elvira, da Conceição, esposa do Sr. Arménio Costa e da Isaura, esposa do Belmiro Lopes.

Firmino e Grancinda, do lugar da Gândara.


Esta Gracinda da Conceição nasceu em 15 de Outubro de 1907 e faleceu em Fevereiro de 2005. Como se disse atrás, era irmã da Ermelinda Ferreira da Conceição e filha de Manuel António da Mota e de Eusébia Henriques de Jesus. Era neta paterna de Eusébio António da Mota e de Emília Rosa de Jesus. Era neta materna de José Ferreira Coelho e de Maria Henriques de Jesus.

Esta Gracinda casou em 8 de Agosto de 1926 com Firmino Alves dos Santos, este natural de Guisande.

Este Firmino nasceu em 4 de Novembro de 1904 e faleceu em 22  de Setembro de 1987. Era filho de José Alves dos Santos Ferreira e de Ermelinda Joaquina dos Santos, de Lobão. Era neto paterno de Manuel dos Santos e Augusta de Jesus. Era neto materno de Manuel Ferreira Lavoura e de Maria Joaquina, de Lobão.

Voltando atrás, o Américo Pedrosa das Neves, nasceu em 27 de Novembro de 1906 e faleceu em 19 de Maio de 1992. Era filho de António Oliveira Neves e de Margarida Pedrosa de Jesus. Era neto paterno de Manuel Joaquim de Oliveira e de Albina Rosa das Neves. Era neto materno de António Pereira Gomes e de Margarida Pedrosa. Teve como padrinhos de baptismo Rafael Pereira Gomes e Maria Pedrosa de Jesus

Por sua vez o António Oliveira Neves, pai do Américo Pedrosa das Neves, nasceu em 30 de Abril de 1879 e era filho de Manuel Joaquim de Oliveira e de Albina Rosa das Neves. Era neto paterno de Ana de Oliveira (à data solteira) e neto materno de António Pinto das Neves e de Ana Pinto.


Nota final: Os apontamentos aqui escritos, por dificuldades várias e escassez de documentos podem padecer de alguns erros ou imprecisões ou omissos quanto a alguns dados como nomes de familiares e datas. Por conseguinte baseiam-se apenas no que foi pssível pesquisar. Quaisquer informações que possam servir para completar ou corrigir são bem-vindas.